Normativas

Estrutura dos Cursos

 

1. Os cursos regulares de estudos espíritas no CEJEOC têm, como sustentáculo, os cinco livros da codificação espírita, a saber:

- O Livro dos Espíritos;

- O Livro dos Médiuns;

- O Evangelho Segundo o Espiritismo;

- O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina, segundo o Espiritismo;

- A Gênese, os Milagres e as Predições, segundo o Espiritismo.

 

2. Os cursos estão organizados da seguinte forma:

- 1º Ano: O Livro dos Espíritos;

- 2º Ano: O Livro dos Médiuns;

- 3º Ano: O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno;

- 4º Ano: A Gênese.

Ou seja, a estrutura completa dos cursos possui uma duração de 4 anos.

 

3. As turmas de estudo estão organizadas nos seguintes dias e horários:

- aos domingos, a partir das 19:00 até as 20:15.

- às segundas-feiras, em dois turnos:

> na parte da tarde, a partir das 15:00 até às 16:15; e

> na parte da noite, a partir das 20:00 até às 21:15.

 

4. Para a abertura do curso, deverá ser observado um número mínimo de 6 estudantes (salvo exceções que deverão ser analisadas pelo Depto de Ensino (DEN) do CEJEOC). Caso isso não ocorra, não haverá abertura do curso em questão. Os estudantes serão convidados a refazer o último livro ou algum outro livro que já tenha participado do estudo.

 

5. Cada curso deverá possuir no mínimo dois Coordenadores e, no máximo, três.

 

6. Quanto à didática aplicada aos cursos, o Coordenador possui a liberdade de escolher a que melhor se adequar ao grupo de estudantes (sempre tendo como sustentáculo os livros da codificação espírita). A utilização de recursos visuais (como slides ou vídeos) é importante para manter a atenção e facilitar a compreensão de determinados assuntos. Deve-se procurar mesclar os recursos utilizados (leitura de livro, recursos áudios-visuais, discussão em grupo, utilização de referências de livros reconhecidamente de alto valor, como a Revista Espírita, do próprio Kardec, obras de Chico Xavier, Léon Denis, Gabriel Dellane, etc.).

Devem ser observados itens como:

- Público alvo;

- Procurar explicar os temas abordados de uma maneira simples e eficaz. Sempre se deve procurar que os estudantes compreendam as palavras e a abordagem dos assuntos;

- Atenção durante a aula;

- Aproveitamento durante as aulas;

- Compreensão dos assuntos tratados;

- Participação dos estudantes;

- Incentivar a comunicação entre os próprios estudantes. Lembrar que existe a função de formar um grupo, e não apenas pessoas que se reúnam para estudar. Essa interação e integração ao CEJEOC é fundamental para a formação de futuros trabalhadores.

- Dar atenção especial à participação dos estudantes.

 

7. É intuito que sempre possa se formar novos Coordenadores. Para isso, todo ano colaboradores novos serão convidados a integrar o quadro de Coordenadores de Curso. Esses novos Coordenadores (em treinamento) deverão apresentar uma base sólida de conhecimento da Doutrina Espírita (já ter cursado todos os livros da codificação espírita) e boa vontade para estar sendo treinado, ciente da responsabilidade assumida.

 

8. Deverá ser feita uma reunião em particular com os novos Coordenadores, a fim de que possa ser explicada a responsabilidade da função assumida e os objetivos que o DEN espera que seja alcançado.

 

9. É responsabilidade dos Coordenadores Efetivos preparar, orientar e dar oportunidade aos novos Coordenadores (em treinamento). Deverão discutir em conjunto assuntos relacionados ao curso e, preferencialmente, realizarem algum tipo de revezamento na direção da aula do dia, para que o Coordenador em treinamento possa adquirir experiência (sempre com o acompanhamento do Coordenador Efetivo).

 

10. Faz parte integrante das responsabilidades assumidas ao aceitar a função de Coordenador de Cursos estar presente a todas as reuniões que for convocado, salvo exceções justificáveis.

 

11. Essas reuniões serão periódicas e organizadas pelo DEN. Ao menos em duas dessas reuniões (a primeira e a última do ano corrente) a Diretoria Executiva do CEJEOC deverá estar presente, sendo aberta a presença da Diretoria a todas as demais reuniões, sempre que se achar necessário.

 

12. Essas reuniões possuem caráter de acompanhamento dos cursos, busca de melhorias e apresentação de temas que precisem de uma uniformidade por parte de todos os Coordenadores.

 

13. Todo e qualquer assunto relacionado aos cursos regulares do CEJEOC deve ser direcionado ao DEN (Depto de Ensino).