Normativas

Dirigentes de Palestras

 

1. Horário.

- Chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência (19:30). Caso esteja impossibilitado, comunicar.

 

2. Trabalho.

2.1. Antes da palestra:

- Verificar a logística da apresentação: som, microfone, música ambiente, mídia.

- Orientar o companheiro harmonizador quanto ao tempo que ele tem;

- Organizar os recados a serem dados;

- Receber o orador, dando-lhe a atenção para que fique à vontade;

- Providenciar a água para o palestrante;

- Sempre olhar o quadro de avisos, verificando se há alguma novidade para transmitir ao público;

- Verificar com todos os trabalhadores da casa se há algum outro recado que se queira passar ao público, não ficando restrito a esse ou aquele departamento o direito de expressão.

2.2. Após a palestra:

- Conduzir o público ao passe.

- Fazer a prece de encerramento.

 

3. Ao público.

3.1. Recomendações:

- Solicitar que coloquem os celulares no vibra call ou os desliguem;

- Aos que vêm pela primeira vez na casa, orientar a procurarem a recepção ou o plantão para maiores informações;

- Divulgar os cursos regulares, quanto aos dias e horários;

- Divulgar a Evangelização, quanto ao dia e horário (sábados, a partir das 10:00), e que é composta dos seguintes deptos: Infância, Pré-Mocidade, Mocidade e Grupo de Pais. O Grupo de Pais dá-se ao mesmo tempo em que os filhos estão estudando.

- Lembrar que, durante a palestra, as crianças a partir de 3 anos podem participar da Evangelização no andar inferior, onde estarão sob a responsabilidade de um monitor da Evangelização da casa, estudando a respeito de Jesus de acordo com os princípios espíritas na linguagem adequada às crianças. Enquanto os pais aprendem com a palestra, seus filhos e filhas aprendem com os evangelizadores;

- Lembrar sobre a cantina, a livraria e o bazar, fortalecendo com o argumento de que toda a renda é revertida para os trabalhos da casa.

3.2. Apresentação do palestrante:

- Procurar ser simples, mencionando apenas o seu nome e o tema da palestra, ficando dispensada a apresentação de títulos que o mesmo possua.

3.3. Tema:

- Dizer apenas o título, evitando adentrar no assunto que será desenvolvido pelo convidado.

3.4. Prece inicial.

- Vibração para o palestrante e para que todos se beneficiem com os ensinamentos, com simplicidade, sem floreios.

 

4. Ao final da palestra.

4.1. Agradecimento ao orador:

- De forma simples e cortês, porém, tomando o cuidado de não elevá-lo à condição de astro.

4.2. Preparação para os passes:

- Orientar para que continuem na vibração, ensimesmados, em silêncio, enquanto esperam o passe, focalizando onde quer se melhorar para assim potencializar o trabalho do passe, e da importância de retornar ao lugar para a prece de encerramento. Esta prece encerra o trabalho da noite, sendo o momento mais importante para todos nós, o momento onde estaremos nos doando em favor da humanidade após recebermos tanto durante a palestra e o passe. Como diz naquela prece, "é dando que se recebe", então é a hora de vibrarmos para a harmonia do todo;

- As crianças sempre vão primeiro, então, observar se há na plateia alguma criança (no colo ou não) e a conduza para a fila.

4.3. Prece final.

- Agradecer pelo recebido e vibrar pela humanidade. Procurar ser simples e prático, escutando o coração, sem floreios.

 

5. O palestrante.

- Ao chegar, recebê-lo com carinho e orientá-lo a respeito dos assuntos pertinentes ao trabalho, como o tempo da palestra (máximo 50 minutos) e a necessidade da disciplina com o horário, por conta do trabalho de passes na sequência, onde são atendidos os assistidos e as crianças.

 

6. Harmonização.

- A harmonização consiste em deixar o ambiente favorável a boas vibrações, sendo a música a sua essência. Inicia por volta das 19:25 até 19:55.

 

7. Apresentação.

- Após a harmonização, às 19:55, apresentar o palestrante e sua palestra, dar os recados pertinentes (ver item 3), encerrando com a prece inicial (item 3.4). Tentar ser breve, para começar a palestra às 20:00.

 

8. Passes.

- Terão início logo após a palestra;

- Haverá casos em que será necessário o passe coletivo, como quando a palestra necessitar ir além do tempo previsto, porém, isto deve ser combinado previamente. Analisar-se-á  todos os argumentos para o bom atendimento ao público.

 

9. Finalização da noite.

- Fica sob a responsabilidade do dirigente a observação do fechamento do salão: janelas, portas, som, ventiladores e luzes.

 

Atenciosamente, Decom.