Normativas
Dirigentes de Palestras
1. Horário.
- Chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência (19:30). Caso esteja impossibilitado, comunicar.
2. Trabalho.
2.1. Antes da palestra:
- Verificar a logística da apresentação: som, microfone, música ambiente, mídia.
- Orientar o companheiro harmonizador quanto ao tempo que ele tem;
- Organizar os recados a serem dados;
- Receber o orador, dando-lhe a atenção para que fique à vontade;
- Providenciar a água para o palestrante;
- Sempre olhar o quadro de avisos, verificando se há alguma novidade para transmitir ao público;
- Verificar com todos os trabalhadores da casa se há algum outro recado que se queira passar ao público, não ficando restrito a esse ou aquele departamento o direito de expressão.
2.2. Após a palestra:
- Conduzir o público ao passe.
- Fazer a prece de encerramento.
3. Ao público.
3.1. Recomendações:
- Solicitar que coloquem os celulares no vibra call ou os desliguem;
- Aos que vêm pela primeira vez na casa, orientar a procurarem a recepção ou o plantão para maiores informações;
- Divulgar os cursos regulares, quanto aos dias e horários;
- Divulgar a Evangelização, quanto ao dia e horário (sábados, a partir das 10:00), e que é composta dos seguintes deptos: Infância, Pré-Mocidade, Mocidade e Grupo de Pais. O Grupo de Pais dá-se ao mesmo tempo em que os filhos estão estudando.
- Lembrar que, durante a palestra, as crianças a partir de 3 anos podem participar da Evangelização no andar inferior, onde estarão sob a responsabilidade de um monitor da Evangelização da casa, estudando a respeito de Jesus de acordo com os princípios espíritas na linguagem adequada às crianças. Enquanto os pais aprendem com a palestra, seus filhos e filhas aprendem com os evangelizadores;
- Lembrar sobre a cantina, a livraria e o bazar, fortalecendo com o argumento de que toda a renda é revertida para os trabalhos da casa.
3.2. Apresentação do palestrante:
- Procurar ser simples, mencionando apenas o seu nome e o tema da palestra, ficando dispensada a apresentação de títulos que o mesmo possua.
3.3. Tema:
- Dizer apenas o título, evitando adentrar no assunto que será desenvolvido pelo convidado.
3.4. Prece inicial.
- Vibração para o palestrante e para que todos se beneficiem com os ensinamentos, com simplicidade, sem floreios.
4. Ao final da palestra.
4.1. Agradecimento ao orador:
- De forma simples e cortês, porém, tomando o cuidado de não elevá-lo à condição de astro.
4.2. Preparação para os passes:
- Orientar para que continuem na vibração, ensimesmados, em silêncio, enquanto esperam o passe, focalizando onde quer se melhorar para assim potencializar o trabalho do passe, e da importância de retornar ao lugar para a prece de encerramento. Esta prece encerra o trabalho da noite, sendo o momento mais importante para todos nós, o momento onde estaremos nos doando em favor da humanidade após recebermos tanto durante a palestra e o passe. Como diz naquela prece, "é dando que se recebe", então é a hora de vibrarmos para a harmonia do todo;
- As crianças sempre vão primeiro, então, observar se há na plateia alguma criança (no colo ou não) e a conduza para a fila.
4.3. Prece final.
- Agradecer pelo recebido e vibrar pela humanidade. Procurar ser simples e prático, escutando o coração, sem floreios.
5. O palestrante.
- Ao chegar, recebê-lo com carinho e orientá-lo a respeito dos assuntos pertinentes ao trabalho, como o tempo da palestra (máximo 50 minutos) e a necessidade da disciplina com o horário, por conta do trabalho de passes na sequência, onde são atendidos os assistidos e as crianças.
6. Harmonização.
- A harmonização consiste em deixar o ambiente favorável a boas vibrações, sendo a música a sua essência. Inicia por volta das 19:25 até 19:55.
7. Apresentação.
- Após a harmonização, às 19:55, apresentar o palestrante e sua palestra, dar os recados pertinentes (ver item 3), encerrando com a prece inicial (item 3.4). Tentar ser breve, para começar a palestra às 20:00.
8. Passes.
- Terão início logo após a palestra;
- Haverá casos em que será necessário o passe coletivo, como quando a palestra necessitar ir além do tempo previsto, porém, isto deve ser combinado previamente. Analisar-se-á todos os argumentos para o bom atendimento ao público.
9. Finalização da noite.
- Fica sob a responsabilidade do dirigente a observação do fechamento do salão: janelas, portas, som, ventiladores e luzes.
Atenciosamente, Decom.